segunda-feira, 28 de julho de 2008

O Pequeno Príncipe

Li novamente esse livro depois de muito tempo. Tanto tempo que eu nem me lembrava mais da história. Li quando era bem pirralha e nessa época eu não gostava de ler, lia  por ser uma obrigação e não por prazer. Ainda bem que eu cresci e aprendi a gostar.

Tive vontade de ler esse livro de novo porque é um clássico da literatura, é o livro francês mais vendido no mundo, sendo a terceira obra literária, a primeira é a Bíblia. E algumas pessoas o consideram como o livro de suas vidas. Eu pensei que ao ler ia saber o motivo. Mas nem. Imaginei que as pessoas que dizem isso é porque nunca leram outro. Não querendo esculachar essa obra, não é porque eu não gostei que ela vai ser ruim, já vou explicar os meus motivos.

Apesar de não me lembrar da história, eu me lembrei porque eu não gostava desse livro, foi por causa dos desenhos que o ilustra. São medonhos. Feitas pelo próprio autor que como desenhista é um bom contador de histórias. E as histórias das pessoas que vivem num planeta sozinhas também me assustava. Eu era criança e não gostava nem um pouco de ficar sozinha e tinha medo disso. Então esse livro definitivamente era tenebroso pra mim.

Continuou sendo. Não tenho mais medo de ficar sozinha e até gosto, os desenhos continuei achando medonhos. Mas eu achei essa história muito enigmática. Deixa várias mensagens e muitas delas eu não conseguia entender. A impressão que dava era que eu estava deixando passar alguma mensagem naquele simples diálogo. E isso de eu não conseguir captar a mensagem me deixava tensa e fazia eu perder o interesse pelo livro. Fiquei praticamente frustrada.

É a história de um jovem sonhador.

Parece ser simples, mas não. É muito profundo e metafórico . E  fez me sentir insensível e até mesmo burra por não conseguir perceber o que faz desse livro ser tão especial. As vezes é simples e eu que estou querendo complicar, porque eu sou dessas.

Com certeza esse livro não foi feito para crianças e nem pra mim. Fala sobre elas e lembra aos adultos o quanto é importante e mágica essa fase.

 

Curiosidades: Esse livro foi escrito em 1943, e o livro que eu li é de um sebo e estava sem a capa original, estava com uma improvisada, e  todo rabiscado com algumas frases que foram datadas no ano de 1985. Eu não tinha nem nascido.

Algumas delas:

"A amizade é um sentimento que se conquista através do tempo"

"Uma vez que você decide exatamente o que quer e encontra o caminho certo para a felicidade completa, não há obstáculo que não possa ser superado e nem dificuldade que não possa ser vencida"

 

...

- Adeus, disse ele...

- Adeus, disse a raposa. Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos.

- O essescial é invisível para os olhos, repetiu o principezinho, a fim de se lembrar.

- Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante.

- Foi o tempo que eu perdi com a minha rosa... repetiu o principezinho, a fim de se lembrar.

- Os homens esqueceram essa verdade, disse a raposa. Mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela rosa...

- Eu sou responsável pela minha rosa... repetiu o principezinho, a fim de se lembrar.

...

Nenhum comentário: