sábado, 26 de julho de 2008

The Darjeeling Limited

the darjeeling

A capa desse filme não é nada atraente. O título também não. Nem os atores que aparecem na capa, pois não deu pra reconhecê-los. Os nomes que aparecem no cast  eu não sabia ligar a pessoa. Então resolvi assistir só pra provar que não se julga um bom livro filme pela capa.

Tudo que eu sabia era que se tratava de 3 irmãos, que não se viam há 1 ano,  numa jornada espiritual na India, em busca de resgatarem o laço familiar, mas no caminho ocorre contratempos e por isso eles seguem uma nova viagem não planejada.

 

No início do filme aparece o Bill Murray, como sempre fazendo uma pontinha, mas é uma pontinha meshmo. Entra mudo e sai calado. O último filme que eu vi dele foi As Panteras. Depois apareceu o Adrien Brody, esse cara tem um corpão, mas no filme ele tá osso e pele. Eu já o vi no filme O Pianista, em que ele fez um pianista (comentário desnecessário, I know), e nesse filme ele conseguiu ficar mais osso do que pele para poder compor esse personagem que era um judeu polonês tentando sobreviver na 2ª Guerra Mundial. Daí que esses dois estavam correndo atrás do trem e só o Adrien conseguiu alcançar. E nesse trem estavam os outros dois irmãos dele. O Jason Schwartzman e Owen Wilson, que no filme estavam bem diferentes.

Descobri algumas curiosidades sobre a produção do filme.  A decoração do trem foi feita toda a mão, incluindo as pinturas de fora que se tratava de imagens que tinha a ver com a história, as de dentro eram  mais de 500 elefantes, todos diferentes tendo sua própria personalidade,  e as filmagens foram feitas do trem em movimento de verdade. Tudo isso fazia o custo aumentar, mas ficou bem mais legal e bem mais real. Não teve nada desse lance de estúdio e talz. A única curiosidade que eu não consegui descobrir e queria muito saber é porque o personagem de Jason Schwartzman fica o tempo todo descalço no maior estilo Paul Mcartney naquela polêmica capa do LP  em que os integrantes estão atravessando uma faixa de segurança. Será que tem alguma coisa a ver? Não sei. Se alguém souber me avisa, por favor.

Gostei muito da história. É bem humorada, mas não naquele estilo besteirol americano ou pastelão. Imaginei que seria um desses filmes que traz uma lição de vida e de moral. Eu gosto desses tipos, mas esse filme não é exatamente assim, pelo menos não era o grande lance, não era a intenção mostrar uma moral e talz.

É, esse filme realmente me supreendeu. Positivamente, of course.

darjeeling_scenne

"What are you doing in this place?"

"Well, originally, I guess we came here on a spiritual journey. But that didn't really pan out"

Nenhum comentário: