domingo, 14 de dezembro de 2008

A Cabana

a_cabanaEsse livro eu li já faz tempo. Parei de ler "Perto do coração selvagem" para lê-lo. Peguei emprestado e por isso tive que ler logo. Se eu fosse deixar pra ler só depois do livro de Clarice Lispector eu nem teria lido ele ainda.

Eu passei a gostar do livro só a partir da metade pro fim, no ínicio eu estava meio revoltada, assim como o personagem principal do livro. Estava com os mesmos questionamentos dele, enfim, todas aqueles questionamentos que todo mundo tem sobre Deus. E eu tava preferindo uma leitura que me deixasse mais pra cima e não pra baixo.

Mackenzie era um cara bom e não era muito religioso. Não teve uma boa infância, pois seu pai era um bêbado que quando bebia se tornava uma pessoa muito violenta e o agredia e também agredia a sua mãe. Então por isso ele cresceu sem saber o que era a figura paterna.

Ele teve 3 filhos e ele era um bom pai e tinha uma boa mulher, era um família feliz. Até que um dia sua filha mais nova foi raptada e terrivelmente assassinada por um psicopata. A partir daí ele se revoltou com Deus por ele ter permitido uma maldição dessas cair sobre ele, aliás, sobre a menina. Achava que pudesse ter sido um castigo de Deus indiretamente sobre ele.

Ele passou a viver infeliz e não conseguia superar a Grande Tristeza. Um dia ele recebeu um envelope que aparentemente parecia ser um trote, uma piada de mau gosto, mas que poderia ser também de Deus.  A carta dizia o seguinte:

"Mackenzie

Já faz um tempo. Senti sua falta.
Estarei na cabana no fim de semana que vem, se você quiser me encontrar.

Papai"

Papai era como a sua mulher chamava Deus. E ninguém sabia, além dele, que a sua mulher O chamava assim. E a cabana era o local onde um vestido cheio de sangue de sua filha foi encontrado. Então ele pensou também que poderia ser o assassino de sua filha. Mesmo sem ter certeza do que se tratava ele resolveu ir. Não contou que iria pra cabana  pra sua mulher com quem vivia uma relação aberta em que um não escondia nada do outro,  com medo de fazê-la voltar a ter essas lembranças sofridas, apenas contou para um amigo.

Eu devia ter vindo aqui falar sobre o livro antes, porque agora não lembro muito da história. Quando o Mack chegou a cabana lá ele encontrou uma negra, que era o Deus; uma oriental, que era o espírito santo e um homem de aparência árabe, se não me engano, que era Jesus. A aparência não condizia com a que Mack imaginava e foi proposital. Ele  ficou durante o final de semana tendo várias conversas com os três tentando entender tudo que acontecia com a sua vida e que Deus não era o carrasco que ele estava pensando.

Ah, eu recomendo que todos lessem o livro.

Agora eu vou colocar alguns trechos que eu achei interessante e anotei pra colocar aqui no blog.

"Um pássaro não é definido por estar preso ao chão, mas por sua capacidade de voar. Lembre-se disso: os seres humanos não são definidos por suas limitações, e sim pelas intenções que tenho para eles. Não pelo que parecem ser, mas por tudo que significa ser criado à minha imagem."

...

- Por que isso? - perguntou finalmente. - Você disse que, se eu o conhecesse de verdade, sua aparência não importaria...

- Na verdade é bem simples. O ser sempre transcende a aparência. Assim que você começa a descobrir o ser que há por trás de um rosto muito bonito ou muito feio, de acordo com seus conceitos e preconceitos, as aparências superficiais somem até simplesmente não importarem mais.

...

- Os humanos estão tão perdidos e estragados que para vocês é quase incompreensível que as pessoas possam trabalhar ou viver juntas sem que alguém esteja no comando.

- Esse é um dos motivos pelos quais é tão difícil para vocês experimentar o verdadeiro relacionamento - acrescentou Jesus. - Assim que montam uma hierarquia, vocês precisam de regras para protegê-la e administrá-la, e então precisam de leis e da aplicação das leis, e acabam criando algum tipo de cadeia de comando que destrói  o relacionamento, em vez de promovê-lo. Raramente vocês vivem o relacionamento fora do poder. A hierarquia impõe leis e regras e vocês acabam perdendo a maravilha do relacionamento que nós pretendemos para vocês.

Nenhum comentário: